7 Motivos para usar o LayOut SketchUp

7 Motivos para usar o LayOut SketchUp!

Olá! Aqui é a Fabiane Rêgo, professora da Equipe do Maurício Camargo, e eu vou listar Sete Motivos que ajudarão você a decidir ou não, em trabalhar com o LayOut.

Muitas pessoas desconhecem esse programa e não imaginam que já podem ter ele instalado no seu computador. 

Ele é um complemento do SketchUp, e é baixado junto com ele. Os dois  trabalham em parceria, um interagindo com o outro, e nós só temos a ganhar com isso:

1. Economia Absurda de Tempo

O LayOut gera as pranchas de desenho utilizando a modelagem do SketchUp. O usuário não precisa desenhar Planta Baixa, Cortes, Elevações, Fachada, etc, traçando linha por linha como é feito em softwares CAD. 

Assim, obtém-se pranchas de desenho para Aprovação na Prefeitura, Apresentação ao Cliente e Executivas de projetos de Design de Interiores sem a necessidade do uso de outros programas (AutoCAD, CorelDraw, Photoshop, etc…). 

2. Alterações no Projeto com Correção Automática nas Pranchas

O LayOut é dependente do SketchUp. Ele representa graficamente um desenho em 2D de acordo com o que está modelado. 

Então, quando há uma alteração a ser feita no Projeto, basta fazer o ajuste dessa alteração na modelagem e automaticamente todas as pranchas de desenhos são corrigidas com um só clique do mouse.

3. O Uso de Templates Automatizados

A utilização de Arquivos Modelos Padronizados (templates), editados de acordo com a necessidade do  profissional no dia a dia, resulta em um trabalho mais Produtivo.

Obtém-se um rendimento maior quando se configura um Template no SketchUp e um Template no LayOut, adequado ao que o profissional aplica usualmente em seus projetos.  

E, além de ambos os programas terem seus Templates pré-configurados, é possível integrá-los de modo que a importação da modelagem do SketchUp dentro do LayOut seja automatizada.

4. Aspecto Visual Superior

É incomparável a representação de uma prancha gerada no LayOut com outro software. As pranchas recebem coloração com texturas e efeitos de sombras nos materiais como que um desenho humanizado, e nas Pranchas para Aprovação na Prefeitura e Execução, têm-se um desenho com alto nível de detalhamento.  

Facilmente complementamos o projeto com desenhos perspectivados, além dos desenhos em projeção ortogonal.  Todos esses recursos gráficos tanto facilitam o entendimento do profissional que irá executar a obra, quanto também aumentam a percepção de valor e o poder de persuasão junto ao cliente.

5. Margem de Erro Zero!

Para muitos, desenhar uma planta baixa não é um problema. Aliás, geralmente é a partir dela que nascem os cortes, elevações, fachada, planta de cobertura, etc… e todos esses outros desenhos precisam ser representados corretamente.

Porém, é o LayOut quem desenha o projeto, traçando todas as linhas em seu devido lugar e utilizando-se da modelagem 3D para isso, não existindo a possibilidade em ter um desenho com erros e/ou com linhas deslocadas, nem faltando ou sobrando.

6. Maior fidelidade na Representação de Blocos

O LayOut utiliza-se da biblioteca do 3D Warehouse para representar os blocos no projeto. Esse é um ponto muito positivo porque consegue-se representar um bloco de mobiliário, vegetação ou demais elementos conforme eles são na realidade, com a mesma aparência como são fabricados. Isso porque tudo o que é 3D é transformado em 2D nas pranchas.

E por ser assim o processo, qualquer Bloco é representado fielmente e facilmente em todas as suas vistas: frontal, superior, lateral (direita e/ou esquerda) e perspectiva, tanto nas Pranchas Técnicas como nas Pranchas Humanizadas.

7. Maior Produtividade e Lucratividade

A partir do momento que o profissional tem em suas mãos uma ferramenta que lhe permite trabalhar com agilidade, praticidade e processos automatizados com resultados visuais que o tornam um diferencial no mercado, ele produz muito mais em muito menos tempo, vence as objeções dos clientes com muito mais facilidade, o que lhe permite fechar uma quantidade maior de projetos por um determinado período de tempo.

As imagens abaixo são pranchas de um Projeto de Design de Interiores de uma Sala de Jantar e Estar, ensinadas no Treinamento LayOut 4.0, feitas em apenas 1 (um) dia de trabalho utilizando-se os templates que são fornecidos no treinamento:

Se você tem interesse em aprender mais sobre o LayOut com o nosso treinamento e nosso suporte, clique no botão abaixo:

mauricio_camargo

Mauricio Camargo

É Designer de Produto, tem 39 anos, atua no mercado de Maquetes Eletrônicas há 12 anos, atualmente tem mais de 30 Mil alunos certificados no Brasil e no Mundo.

Sua Missão e da sua Equipe é ajudar Arquitetos, Engenheiros Civis, Designers de Interiores e apaixonados por 3D em Geral a fazerem imagens e animações realistas com Qualidade, Rapidez e Praticidade.