Monitores para Maquete Eletrônica de Arquitetura

Monitores para Maquete Eletrônica de Arquitetura

O Que Veremos Aqui Sobre Monitores:

1 – Qual Modelo Indicado para o Profissional que Quer Investir em Qualidade com bom Preço ?

2 – Qual Modelo Indicado pra Quem está com Orçamento Apertado e quer um Monitor com um bom Custo x Beneficio ?

3 – Calibragem de Monitor: O que eu Recomendo Fazer?

Vale primeiramente Ressaltar que se você já tem um monitor e está feliz com ele, continue com ele, pois Não Existe um Modelo Ideal Geral, e sim modelos com melhor nitidez de pixels, cores e tela anti reflexo, o que deixa a experiência de trabalhar muito mais confortável, mas cada um saberá avaliar o que é melhor pra si. 

Sendo assim as informações abaixo são para Quem vai Adquirir Um Monitor Agora e pra quem quer Trocar o atual e Investir em um Monitor de Qualidade Profissional.

1 - Quero Investir em Um Monitor de Qualidade Profissional: Qual o Maurício Camargo Recomenda?

Indo direto ao ponto como sempre faço, digo que em todos esses anos trabalhando com Maquetes Eletrônicas eu já tive vários monitores, até que em 2012, após pesquisar muito e estudar o assunto, eu vi que ao escolher um monitor de qualidade profissional, eu precisava focar em três letras > IPS.

A tecnologia IPS (In-plane switching) é uma variação da tecnologia LCD. A diferença está nos cristais líquidos, que são alinhados horizontalmente ao invés do tradicional alinhamento vertical. O resultado disso é Cores Mais Fiéis e um maior ângulo de visão: 178° contra 160° das LCDs. Isso permite que o espectador fique um pouco de lado em relação ao monitor e, ainda assim, mantenha um campo perfeito de visão. 

A qualidade da imagem é garantida também pelo baixo tempo de resposta, ideal para cenas de movimento. A tecnologia IPS pode ser utilizada em TVs com um mínimo de 17” e um máximo de 52”. Já em monitores o intervalo é menor: mínimo de 20” e máximo de 30”.

Sendo assim eu comprei um monitor IPS da Linha Ultrasharp da Dell, e simplesmente me apaixonei pela qualidade dos píxels apresentados na tela, a tela não reflete, e mesmo de lado você vê tudo muito nítido nele, por ser IPS as cores são bem fiéis, ele tem ajuste de altura , isso evita aqueles famosos livros que ficam embaixo do monitor pra ajustar o ângulo de visão. Ele também tem entradas USB nas laterais dele, o que me ajudam muito. 

Eu uso meu computador também para jogar e nisso ele também me atende com excelência.

O acabamento dele é belíssimo, ele tem 24 polegadas e fica imponente em cima da mesa. É o monitor que você vê na minha mesa nos vídeos do meu canal do youtube.

A Dell vende este monitor no momento em que estou escrevendo esse texto por volta de R$ 1.500,00.

Modelo Exato: Dell Ultrasharp U2412M

É um monitor usado muito por fotógrafos, devido à fidelidade maior de cores, e consequentemente é um monitor excelente para trabalhar com Maquete Eletrônica pra Arquitetura. Então você que usa Autocad, Sketchup, Revit, Archicad, 3ds Max, Photoshop, Adobe Premiere, Lightroom etc. vai gostar muito de trabalhar com este monitor.

Abaixo a foto do modelo mencionado:

Link da página do Produto na Dell: Clique Aqui

2 - Modelo de Monitor Custo x Benefício:

Se você está com orçamento apertado e está em busca de um monitor que lhe atenda com eficiência recomendo o modelo Dell SE2216H, pois no momento o qual estou escrevendo esse texto, ele custa apenas R$ 500,00

Este modelo é de 21,5 polegadas, ele NÃO tem tecnologia IPS devido ao baixo preço, mas tem uma qualidade de tela melhor que os monitores de outras marcas na mesma faixa de preço.

Abaixo a foto do modelo mencionado:

Link da página do Produto na Dell: Clique aqui

Calibragem: Qual Minha Recomendação?

Uma grande dúvida que as pessoas têm é com relação à impressão, devido a sair diferente da tela na impressora, porém a calibragem de cores do monitor não tem nenhuma relação com a impressão, pois esta sempre será diferente, pois os monitores trabalham com cores RGB e a impressão com cores CMYK então sempre sairá com diferença. Toda impressão profissional passa por testes de impressão até que saia o resultado final desejado. 

A Calibragem de cores do monitor tem relação com a fidelidade da visualização das cores no que diz respeito à saturação, brilho etc. de forma mais fiel à paleta de cores CMYK e RGB.

A calibragem SERÁ um fator mais determinante SOMENTE para quem trabalha com Materiais Gráficos e impressões, porque apesar da impressora não imprimir exatamente como na tela, o Designer precisa ter a cor mais fiel possível para poder enviar o arquivo pra impressão, pois o cliente final verá o material impresso, diferentemente do Designer de Maquete Eletrônica, pois o cliente final de Maquete Eletrônica em sua maioria vê os trabalhos na tela do computador, tablet ou celular.

Atualmente o contato com o cliente na fase de aprovação é todo feito pelo Whatsapp, então é muito provável que seu cliente veja a imagem primeiramente pelo Smartphone dele.

Caso o seu cliente veja pelo computador, provavelmente 99,999% dos seus clientes Não vão se preocupar com Calibragem de Monitor, então se você vai trabalhar com Maquete Eletrônica a recomendação é deixar a calibragem padrão de fábrica, porque provavelmente o monitor do seu cliente também estará na calibragem padrão de fábrica e se você fizer uma calibragem mais avançada em seu monitor,  é muito provável que você veja a imagem de forma diferente do que seu cliente vai ver.

O meu monitor está com a Calibragem Padrão de Fábrica e eu faço apenas ajustes de brilho e contraste para o meu conforto visual..

Dica: Se em algum trabalho você ficar com dúvidas com relação às cores, brilho, saturação etc. da sua imagem ao comparar com outros monitores, a dica é abrir a imagem no Celular, pois a tela do celular não vai mentir pra você, pois as telas dos celulares têm uma excelente calibração padrão.

Obs. Atualmente muitas pessoas usam bloqueador de luz azul no celular, pois a luz azul causa insônia, cansaço na vista etc. Então certifique-se de que seu celular não está com o aplicativo de bloqueio de luz azul ativado.

Espero ter te ajudado.

Grande Abraço.

Att,

Maurício Camargo

Este post tem um comentário

  1. Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu