Qual o Melhor, Lumion ou V-Ray?

Muita gente me faz essa pergunta, se o Lumion é melhor que o V-Ray ou vice versa. Mas primeiramente quero dizer que tudo que eu falar aqui nesse post, eu não trato como “Verdade Absoluta” , sendo assim vou falar qual melhor renderizador pra mim. 

Eu acredito que o melhor renderizador é aquele que atende aos seus objetivos e os objetivos do seu
cliente. Então independente de qual realizador você está usando, se você for bom, você vai fazer bons trabalhos, pois quem faz a arte é o artista e não o pincel.

Mas a gente vai abordar aqui qual o renderizador eu acho melhor para o meu dia a dia de trabalho e para os meus objetivos. E quando eu vou testar um renderizador e analisar se eu vou colocar ele no meu dia de trabalho eu não busco somente realismo, acho até que muitos profissionais pecam nesse sentido eu busco sempre o equilíbrio, e esse Equilíbrio tem 3 Pilares: Realismo, Rapidez e Praticidade.

Realismo + Rapidez + Praticidade: Ter um Render Realista é Importante, mas ele precisa ser rápido, pois tempo é dinheiro, e um renderizador demorado vai fazer você perder produtividade e consequentemente, muito dinheiro. Mas o tempo de gerar o renderização não se dá apenas pelo momento o qual você aperta o botão para renderizar, a praticidade para configurar o render também é importante e por isso a praticidade jamais poderá ser ignorada.

 

Primeiro Fator que considero importante: Fator Tempo

O primeiro fator que eu acho o mais importante de todos é o fator Tempo

No Lumion eu consigo gerar uma imagem de Qualidade Profissional em poucos Segundos, e a gente já vê a renderização no Lumion em Tempo Real e isso faz uma Diferença Gigantesca.

 

 Lá no Vray para eu conseguir renderizar árvores muito densas, vegetações… eu preciso
usar a ferramenta de Proxy. 

O Proxy é a gente pegar um elemento de baixa densidade ou de baixa quantidade de polígono, colocar na minha cena e depois lá na renderização é que eu vou ver um bloco melhor, com uma densidade maior de polígono, com mais qualidade.

 

Então a gente tem que usar recursos e artifícios para poder colocar blocos de grande quantidade de vegetação e gerar uma imagem de qualidade no V-ray, simplesmente porque o processador não suporta gerar uma renderização como essa de grande quantidade de polígonos. 

Já no Lumion não preciso fazer nada disso!

Eu simplesmente pego meu bloco e coloco na minha cena, – pode ser em uma árvore de grande
densidade – eu consigo fazer gramas extremamente realistas com apenas um clique,  eu consigo fazer trepadeiras, colocar pessoas e carros andando, muita vegetação, muitas árvores…e isso porque o render quando é feito na placa de vídeo, ele suporta uma quantidade de polígonos surreal. 

A gente consegue colocar muita quantidade de polígonos na cena sem precisar nenhum tipo de artifício, sem precisar ficar usando Proxy e isso traz Benefícios Gigantescos, traz uma Praticidade muito grande e faz com que a gente não precisa se preocupar se eu vou colocar árvores muito densa, se eu vou colocar muita grama, porque isso não vai pesar na minha renderização. 

 

Render no Lumion por Maurício Camargo

Na renderização em GPU de dentro do Lumion eu consigo fazer tudo isso de uma forma muito prática e muito natural.

Outro fator também de muita praticidade é na Edição de Materiais do Lumion, eu consigo editar materiais editar materiais e deixar eles realistas de forma muito prática e com pouquíssimos cliques.  

Segundo Fator: Realismo

Nas externas o Lumion não perde em nada para o V- Ray em termos de realismo e na minha visão, acho que o render fica mais realista no Lumion justamente, pela possibilidade de eu conseguir Humanizar o meu entorno de forma muito melhor e de forma muito mais prática.

 

Eu consigo colocar mais polígonos, ou seja, detalhar melhor a minha cena externa, pois a cena externa ela exige uma maior quantidade de polígonos, então eu consigo ter eu consigo muito mais realismo do que um trabalho feito no V-Ray. 

 

Renderizações Internas: Lumion vs V-Ray

Na renderização interna, o V-Ray  tem realismo maior que o Lumion e isso é indiscutível. Ele consegue atingir um realismo nas internas bem maior. Mas como dito no começo, eu não busco somente o realismo, mas sim Equilíbrio entre o Realismo e o Tempo que vai me gerar essa renderização.

E a partir da versão 7 de Lumion, houve uma melhora significativa e trouxe mais realismo tanto nas externas quanto nas internas.  Mas ainda faltava um determinado realismo para entregar a qualidade que eu queria, a ponto de me fazer migrar para o Lumion.

 

Mas com a chegada da versão 8, mudou totalmente o jogo e começamos a ter aí internas de Muita Qualidade sendo geradas em Segundos.  Eu comecei a testar as renderizações internas com muito mais Qualidade e em pouco tempo no Lumion  e isso me agradou muito. Foi então que resolvi migrar para o Lumion e realmente colocar ele no meu dia a dia. 

No Lumion você faz as imagens internas em Segundos, não existe espera para renderizar, não tem mais esse sofrimento de ter que esperar horas para renderizar uma imagem de qualidade. 

Qual o Nível de Renderização nas Internas com Lumion?

 

Essas são imagens dos meus alunos, que passaram pelo treinamento e começaram usar com um domínio correto da ferramenta e por isso atingiram esses resultados. E todas essas renderizações foram feitas em segundos.  

 

 

Aluno Vander Félix
Aluno Marcondes Gonçalves

Temos um bom realismo nas internas do Lumion, temos um realismo maior sim no V-ray é um programa que entrega Realismo Muito maior nas Internas, sendo que precisamos esperar cerca de 50 minutos, dependendo da qualidade da imagem, podendo esperar até horas para renderizar e no Lumion a gente consegue obter realismo em poucos Segundos.

Assim, se seu objetivo for equilíbrio entre Qualidade, o Realismo e o Tempo, o Lumion vai te atender muito mais. 

Animações com Lumion

 

Outro fator importante que me fez migrar para o Lumion, foi a possibilidade que ele de fazer tanto imagens quanto animações com objetos animados. 

 Eu queria fazer animações onde pessoas e carros andassem, a vegetação balançasse, apresentar vídeos para os meus clientes, colocando músicas, efeitos e meus clientes precisavam disso, e eu vi que eu precisava ter essa possibilidade de oferecer isso aos meus clientes.

E comecei a perceber que o Comportamento dos nossos clientes mudou, então precisamos entender que uma vez que o comportamento do nosso potencial cliente muda a gente também precisa mudar, precisamos inovar e oferecer produtos que vá atender as necessidades dele.

Por que é Importante Fazer Animações?

Na minha opinião, não se trata somente de escolha você fazer animações, acredito que a pessoa que quer estar no Mercado, Atualizada e ter uma Visibilidade, ter um Bom Marketing, Captar mais Clientes de padrões mais altos você precisa fazer animações. 

Com animações você consegue ser mais persuasivo, pois você consegue mostrar muito mais imagens para seu cliente, e ele consegue ver muito mais coisas no projeto. Por isso, quem oferece animações de qualidade realista, com objetos animados, está muito à frente do mercado.

Então reforço aqui minha opinião. Eu considero o Lumion melhor que o V-Ray devido todos os fatores citados. Mas o melhor programa para você vai ser aquele que atende os seus objetivos. Se seu objetivo for só realismo nas internas e você entende que vale a pena esperar muito mais para renderizar, então o V-Ray vai te atender. 

Mas precisamos sempre buscar esse Equilíbrio entre o Realismo, Tempo, Qualidade e a Praticidade. E o Lumion atende todos esses objetivos.

 

Espero que esse post tenha ajudado e esclarecido suas dúvidas!

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Mauricio Camargo

É Designer de Produto, tem 39 anos, atua no mercado de Maquetes Eletrônicas há 12 anos, atualmente tem mais de 30 Mil alunos certificados no Brasil e no Mundo.

Sua Missão e da sua Equipe é ajudar Arquitetos, Engenheiros Civis, Designers de Interiores e apaixonados por 3D em Geral a fazerem imagens e animações realistas com Qualidade, Rapidez e Praticidade.